domingo, 29 de agosto de 2010

NOSSO LAR NO CINEMA

Foi no começo de 1944 que apareceu no cenário espírita brasileiro o livro “Nosso Lar”, cuja redação foi concluída por André Luiz na primavera do ano anterior, fato que pode ser presumido à vista da data do seu prefácio, firmado por Emmanuel em 3 de outubro de 1943.

Mais de meio século depois, e poderemos, finalmente, ver a principal obra de André Luiz nas telas do cinema do Brasil.

Baseado no referido livro, psicografado pelo médium Chico Xavier, o filme Nosso Lar conta a história do seu autor, representado ali por um pseudônimo, um médico bem sucedido em sua profissão que, após sua morte, acorda no mundo espiritual. Ele não mais pertencia ao chamado mundo dos vivos e novas lições e conhecimentos surgem em seu caminho. Enquanto aprende como é a vida em outra dimensão e anseia por voltar ao plano físico e rever seus parentes, André Luiz descobre a grande verdade: a vida continua para todos.

Além de Renato Prieto, conhecido ator de peças espíritas, o elenco conta com profissionais de peso da dramaturgia nacional como, por exemplo, Ana Rosa, Werner Schünemann, Othon Bastos e Paulo Goulart, dentre outros.

A produção do filme, coproduzido e distribuído pela Fox Film do Brasil, reuniu uma equipe formada por grandes nomes do cinema mundial, como o compositor Philip Glass, o diretor de fotografia Ueli Steiger e a empresa de efeitos visuais Intelligent Creatures.

Nestes dias que precedem o lançamento, previsto para o dia 3 de setembro, alguns poucos confrades estiveram presentes à pré-estreia da esperada obra.

Exibido amplamente pela internet e por ocasião da veiculação do filme Chico Xavier, o trailer de Nosso Lar já dava mostras de que as pessoas se emocionariam ao assistir ao filme, o que é confirmado por dois depoimentos que não poderíamos deixar de registrar neste texto.

O primeiro é de nossa estimada confreira Marlene Nobre, tão conhecida dos espíritas do Brasil e do exterior:

“Queridos amigos:

Ainda estou sob o impacto das cenas e emoções do filme Nosso Lar. Há momentos de grande comoção. Chorei muito mesmo. Benditas lágrimas. É inacreditável a vitória alcançada e o entusiasmo por tudo quanto poderá render em termos espirituais os extraordinários ensinamentos e as abençoadas revelações de nossos Amigos Espirituais.

Confiemos no futuro e nas mudanças fundamentais que trarão à Terra uma nova civilização, calcada no Amor e na Verdade, aquela com a qual todos nós sonhamos. Sem violência, sem guerras. Apenas e tão-somente a fraternidade e o amor permeando os corações dos futuros habitantes.

Agradeçamos a Deus por essa vitória do Plano Superior e oremos para que o filme faça uma brilhante carreira. Que ele toque fundo os corações, na direção das mudanças para melhor.

Abraços mil, Marlene.”

O outro depoimento é de um especialista na arte da cinematografia, nosso confrade Oceano Vieira de Melo:

“Caros amigos,

Acabo de ver o filme Nosso Lar.

É simplesmente maravilhoso! O diretor Wagner de Assis conseguiu materializar a obra prima dos nossos amados André Luiz/Chico Xavier com perfeição em termos cinematográficos. Além disso, Wagner presta uma homenagem maravilhosa a Emmanuel e Chico. As cenas da cidade Nosso Lar são perfeitas do ponto de vista de uma estética nova na cinematografia. Um detalhe: o filme, apesar de ser temática espírita, não é um filme somente para espíritas e sim para todos. Tem cenas emocionantes que nos leva às lágrimas que só um diretor espírita faria.

Parabéns Wagner Assis. Você fez o primeiro filme 100% espírita da história baseado numa obra espírita, sem falar em Espiritismo. O que você fez para o cinema, aprendemos com Kardec, Emmanuel, André e Chico Xavier.

Vamos ao cinema dia 3/9. Verei de novo.”

Quem quiser saber tudo sobre a produção, os bastidores, as curiosidades e os pormenores do filme, acesse o site http://www.nossolarofilme.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário